Qual a diferença entre Prouni e Sisu?

Então ja pensou qual é a diferença entre o Prouni e Sisu?, vamos trazer algumas características de cada programa para que você possa analisar quanto a suas semelhanças e diferenças, para que você entenda como cada um funciona e possa escolher entre a melhor opção para sua profissão, então saiba qual a diferença entre o Prouni e Sisu a seguir.

Quem pode participar do Prouni

Você pode participar do Prouni 2020, quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para a edição de 2019. Além disso, o candidato deve ter atingido uma média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Os participantes não podem ter um diploma de ensino superior e devem atender pelo menos um desses requisitos:

Frequentou o ensino médio em uma escola pública;
Concluiu o ensino médio em uma escola particular, no entanto, como bolsista completo;
Ser incapacitado;
Para ser um professor de escola pública que exerce o ensino da educação básica.

Em primeiro lugar, aqueles que se identificam como professores de escolas públicas podem se candidatar apenas para cursos de graduação e pedagógicos. Uma vez que, a prova de renda não será necessária.

O que é o PROUNI?

Criado pelo Governo, o Programa Universidade para Todos, o PROUNI é um programa que oferece bolsas especificamente para estudantes de baixa renda.

Estas bolsas são para o ensino superior oferecidos por universidades privadas em parceria com este programa.

Assim, os jovens que não têm uma condição financeira estável para mantê-lo em um banheiro tem mais uma chance! No entanto, é preciso compreender como funciona o Prouni.

O que é o SISU

O Sistema Único de Seleção (SISU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, é um programa do governo federal. E funciona como um sistema seletivo para candidatos que tomaram o ENEM.

Todos os que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e querem um lugar em universidades públicas devem participar do SISU.

Uma vez que este é um dos principais programas do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituições gratuitas.

A seleção acontece todos os anos, sempre no início de cada semestre. E permite que os candidatos escolham até duas opções de curso e instituições, por ordem de preferência.

Quem pode se candidatar ao SISU

Ainda para entender como funciona o SISU 2020, os alunos precisam estar cientes das regras sobre quem pode se candidatar ao SISU.

Eles fizeram enem no ano anterior à inscrição (2019);
Eles obtiveram no exame uma nota superior a 0 no ensaio;
Eles concluíram o ensino médio um ano antes da inscrição no programa.

Lembre-se que o sistema de cotas SISU 2020 reserva parte de suas vagas para pessoas declaradas negras, pardas e indígenas.

E estudantes de escolas públicas, ou estudiosos de escolas particulares.

Principais diferenças entre o Prouni e SISU

O Prouni é um programa de cursos técnicos sendo lecionado em diversas instituições particulares em todo brasil, sendo totalmente gratuito, sobrevive com recursos do governo federal e parcerias.

Já o SISU é um programa voltado cursos de graduação em universidades publicas, também é totalmente gratuito.

Aspectos semelhantes

Os 2 programa sé exigido que o candidato participe do Enem do ano anterior, onde é calculado a media de pontos em cada prova e obtida a nota de corte onde o candidato escolhe entre um dos programas para participar, e os alunos que obtiverem melhores notas serão aprovados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *