Entenda quem deve e como declarar imposto de renda

Todos os anos centenas de pessoas tem aumento de renda e em consequência ficam obrigadas a realizar o imposto de renda pela primeira vez, esse procedimento é simples e pode ser feito por qualquer pessoa, basta apenas que saiba algumas informações.

Vamos falar sobre o programa SICALC que facilita na hora de fazer a declaração de IRPF OU IRPJ pode ser utilizado nos 2 casos, é um programa disponibilizado pela própria receita federal e permite enviar e preencher as informações a serem declaradas e outras informações lendo o post.

Quem possui determinada renda fica obrigado a declarar, e quem não fizer poderá ter serias penalizações, o Imposto de Renda 2020 é além de tudo um dever para muitos cidadães.

O valor a ser declarado é referente aos rendimentos do ano anterior, então declarar o IRPF 2020 é obrigatório para quem tem salario acima do valor estipulado pelo governo, salvo em algumas exceções de graves doenças que a pessoa pode requerer isenção.

O que é DIRF 2020

A Declaração do Imposto de Renda retido na Fonte, mais conhecido pela sigla DIRF, é uma declaração que deve ser feita todos os anos pelas pessoas jurídicas. Ou seja, por todo o cidadão ou empresa que possua CNPJ.

Essa declaração tem como principal finalidade, passar todas as informações sobre a empresa ou pessoa jurídica para a Receita Federal, afim de que através dessa declaração não haja sonegação de impostos.

Na DIRF 2020 é preciso constar todos os rendimentos que foram pagos naquele ano pelos colaboradores da empresa. Além disso, os valores da declaração devem ter sido retidos na fonte.

Como sabemos cada font pagadora possui sua própria forma de gerar lucros, e de acordo com a lei é preciso pagar impostos ao governo federal e cada natureza de empresa possui sua própria tributação, devendo fazer as contas do ano anterior.

Sobre o programa SICALC 2020

Criado pela Receita Federal, o Sicalc 2020 é um programa que vem facilitando a vida de todo o empreendedor brasileiro. Isso por que ele ajuda a colocar todas as contas e pendências com o governo em dia.

Por meio deste programa, a empresa também consegue tem mais facilidade na emissão de documentos de cobranças ou tributos emitidos pela Receita Federal. Esse programa calcula automaticamente acréscimos legais de períodos de apuração estipulados pela Receita.

Para utilizar este programa, é necessário que o usuário informe os dados de casa período desejado, e, assim, o sistema calculará automaticamente os juros e multas incidentes de acordo com as datas informadas.

Simulador Imposto de Renda

Em todos os anos a Receita para ajudar o cidadão libera em seu site oficial uma área da qual possui um simulador Imposto de Renda 2020.

Este simulador serve para que quem assim desejar, possa colocar todos os seus dados e com isso ter uma ideia aproximada e oficial, de quanto será o valor de seu pagamento.

Ele está disponível no site oficial e permite que o usuário use o simulador Imposto de Renda 2020 para ter uma noção de qual será o valor a ser cobrado pela taxa.

O que é informe de rendimento INSS

Muitas pessoas ainda não sabe do que se trata o informe de rendimentos. Este documento é de suma importância para muitos cidadãos brasileiros, pois ele funciona como uma espécie de extrato, onde contém todas as informações referentes aos rendimentos do cidadão no ano anterior.

Ele é utilizado para fazer a declaração do Imposto de Renda, sendo responsável por comprovar todos os ganhos daquela pessoa.

Esse documento é de suma importância principalmente para os aposentados e pensionistas do INSS, pois assim como outras pessoas, eles precisam prestar conta a Recita Federal anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *