Como funciona o SISU e como participar

Quem tiver interesse em participar é de inteira importância que entenda como funciona o SISU, pois é um grande programa voltado a vagas nas principais universidades publicas do país, dele depende o futuro de muitos estudantes.

Como funciona o SISU

O Sistema Único de Seleção – SISU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), e seu objetivo é premiar bolsas de estudo em universidades públicas.

As oportunidades são divididas por curso e instituição. E os critérios para classificar candidatos é a nota auferida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior à inscrição no SISU.

Milhares de pessoas fazem inscrição SISU todos os anos, para que as vagas se tornem mais difíceis.

Todos os participantes realizam etapas on-line no site oficial. A seleção é composta por 3 partes.

Inscrição SISU;
Resultados SISU;
Matrícula SISU.

cronograma SISU

Bem o candidato interessado em participar terá que prestar atenção no calendário, pois nele estão contidas todas as datas das etapas do processo eletivo.

22/01 a 25/01: período de inscrição;
28/01: resultado da chamada regular;
28/01 a 04/02: período de inscrição na lista de espera;
30/01 a 04/02: matrícula dos convocadas na primeira chamada;
07/02: convocação dos candidatos selecionados na lista de espera.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever no SISU, em primeiro lugar, o aluno deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior e teve uma nota superior a 0 (zero) no ensaio. Além disso, confira as regras do SISU!

Alguns cursos podem exigir uma pontuação mínima geral ou até mesmo notas mínimas em disciplinas específicas do ENEM para inscrição para estudantes. Geralmente, esses cursos tendem a cobrar essas notas mínimas, já que seu conteúdo exige que mais alunos participem.

Como funciona a Nota de corte SISU

A nota limite do SISU 2020 é considerada uma nota mínima para que o aluno possa candidatar-se à vaga que deseja na instituição escolhida. Além disso, cada curso tem uma nota de corte diferente e pode até mudar de universidade como por exemplo Notas de Corte SISU UFV 2020.

Assim, a nota de corte serve para permitir que o candidato avalie sua situação em face da concorrência e, se desejado, mude sua escolha de curso e/ou instituição para ter mais chances de entrar no ensino superior.

Como conferir o Resultado SISU

A postagem do resultado do SISU 0 no portal do programa acontece sem demora no período anunciado pelo MEC, por meio do calendário.

Para verificar sua colocação é necessário inserir um login e senha, que foram criados durante a inscrição no ENEM e já estão registrados no portal SISU desde o registro no programa.

Acessar o site do SISU clique aqui.

Just enter the same login data used in Enem, when entering the page will display your information along with your cut-off note if it is in the list of approved candidates.

If you did not get the required score, do not be sad, see how to apply for waiting list seats, we explain in the next topic.

Lista de espera SISU

Diante de um processo de seleção cuidadoso, a lista de espera do SISU 2020 pode ser uma grande oportunidade para continuar lutando pela posição desejada. É claro que é preciso levar em conta os pontos ganhos no ENEM.

Os lugares disponíveis na lista de espera são de responsabilidade da própria universidade. Que após a seleção deve anunciar ao candidato o período para a inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *