Atraso na prova do Enem causado pela pandemia de coronavírus

Nesse ano de 2020 tivemos algumas situações inesperadas uma delas foi o coronavírus que pegou todo mundo de surpresa obrigando a ficar em suas casas, e suspendendo as aulas em todo país, prejudicando milhares de estudantes que ficaram se estudar até o sistema se adequar ao sistema online.

Como milhares de estudantes vão prestar o Enem 2021 com a esperança de entrar na universidade por esse meio de processo seletivo, se sentiram prejudicados que além de ficar sem aula por certo período muitos não se adequaram as aulas no sistema EAD.

Ainda tem o problema que muitas pessoas ainda não possuem internet em suas casas, e o meio de estudo é por apostilas feitas pelos professores, são inúmeras as desvantagens no qual os sistema publico de ensino não conseguiu superar.

Mudança de data no processo seletivo

Todos os anos a prova do Enem acontecia no mês de novembro, o coronavírus obrigou a adiar a data a pedido dos alunos que não se sentiam preparados para este processo seletivo, que foi atendida pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Foi preciso pensar muito até chegar num consenso, pois o exame trabalha junto com outros programas de educação do Governo Federal como o SISU, FIES e PROUNI que utilizam a notada prova como fator de aprovação.

Foi decidido que o o processo seletivo vai acontecer no mês de janeiro, dando algum tempo a mais para que os alunos se prepararem, que muitos estão aproveitando o tempo de confinamento para estudar em casa, que é diferente das aulas presenciais com assistência de professores.

A principio chegou a falar no cancelamento do Enem desse ano, mais foi decidido que iria ser adiado, que ajudaria milhares de alunos, ganhando mais tempo, ja que muitos não tem acesso a internet e se sentem prejudicado em relação a outros.

Cada um se prepara de sua forma, tem boas plataformas que oferecem bom conteúdo, a plataforma Descomplica ENEM 2021 é bem conhecida por oferecer qualidade no ensino voltado ao Enem e com o valor baixinho, que faz ela ser um sucesso para os candidatos que vão prestar a prova.

A volta das aulas presenciais

O retorno a escola ja foi adiado algumas vezes para que todos tenha saúde e segurança, já que o coronavírus é letal e ainda não tem vacina.

Com a redução no numero de casos em alguns estados ja decretaram a volta as aulas, com alguns cuidados a serem tomados como 30% do numero de alunos em sala de aula e os outros continuam estudando no sistema EAD, e uso de álcool em gel e mascaras é obrigatório além de manter a limpeza em todas as escolas.

Aos poucos vai voltando a seu sistema original mais com muito medo de gerar uma nova pandemia, que já ocorreu em outros países.

Mais isso não deve gerar muita melhora para quem esta se preparando para o Enem, ja que esta quase no novo período de realização de provas, vamos torcer para que seus desejos de aprovação sejam alcançados e consiga a vaga na universidade no curso escolhido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *